NUTRIÇÃO, em termos gerais, pode ser definida como a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes formadores e a ação desses em nosso organismo. Ainda compreende a interação desses nutrientes com o estado de saúde, os parâmetros bioquímicos dos indivíduos, como também a forma com que o organismo digere, absorve, transporta, utiliza e elimina todos os componentes do alimento.
O alimento é essencial à manutenção do corpo, pois fornece nutrientes necessários ao seu equilíbrio, que varia de acordo com a quantidade e qualidade de alimento oferecido.
Comer, nos últimos séculos, ganhou também uma função de prazer, além de sua função original de nutrir o organismo. Esta última, era o único motivo do homem pré histórico caçar para se alimentar, seguindo o instinto de sobrevivência.
Entretanto, “comer” continua sendo um processo fisiológico para nossa sobrevivência, fato esquecido por muitas pessoas que privilegiam hábitos inadequados envolvendo a alimentação, tanto para satisfazer desejos, quanto para auxiliar na escassez de tempo do nosso corre-corre de uma vida urbana e moderna.
Lembremos que vida saudável começa pela alimentação. Não só pela escolha dos alimentos corretos em horários regulares nas porções adequadas, mas também pelo modo como nos alimentamos.
A receita para o equilíbrio da saúde não tem segredos: boa alimentação associada a exercícios físicos e qualidade de vida.
Equipe Inspira Saúde - 2014
SOBRE MIM
Nutricionista Clinica, Pós-graduada em fitoterapia.
Principais Especialidades:
Especializada em Reeducação Alimentar;
Redução de Peso com Saúde;
Acompanhamento de Pacientes com diversas patologias;
Especializada em:
Idosos
Infantil
Funcional
Transtornos Alimentares
Atendimento Domiciliar.
Pense Nisso...
Comer é uma necessidade, mas comer com inteligência é uma arte.