Você está aqui: HomeDicas da NutricionistaMiojo parte 2: mas afinal é bom ou não para alimentação do meu filho?

Miojo parte 2: mas afinal é bom ou não para alimentação do meu filho?

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Matéria sobre alimentação que insistentemente vemos na telinha, me chama muito atenção, principalmente quando o entrevistado é um profissional da saúde, pontuando a alimentação saudável para uma criança.

No referido programa o “médico” ao ser questionado sobre alimentação:

Posso oferecer para uma criança de 1 ano de idade o Macarrão Instantaneo (MIOJO!)

A resposta: “ nós adultos adoramos, o macarrão instantâneo é uma refeição prática, ótima pra quem não sabe ou não tem tempo de cozinhar e, se colocarmos queijo ralado por cima, é bom para a alimentação das crianças sim.” (?)

Oi?

Que o macarrão instantâneo é prático, ninguém pode negar né? Mas será que realmente é adequado para alimentação das crianças?

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) fez uma pesquisa com 10 marcas de macarrão instantâneo e constatou que as quantidades de sódio e gordura desses produtos estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras diretrizes médicas.

Para que o miojo tenha essa consistência e cozinhe rápido (em apenas 3 minutos), ele passa por um processo de fritura ao ser feito e, de acordo com a coordenadora da empresa que realizou a pesquisa, alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional, além de algumas marcas apresentarem também o dobro da quantidade de sódio que um adulto saudável deveria ingerir durante um dia todo.

Todo mundo já sabe que alta ingestão de sódio e gordura pode trazer sérios riscos a saúde, como hipertensão, alteração nos níveis de colesterol e suas consequências, como problemas cardiovasculares.

E aí? Será que o macarrão instantâneo é mesmo um bom alimento para crianças de 1 ano, como foi informado na TV?

Palavras de um cardiologista:

Isso tudo, sem contar que o macarrão instantâneo possui na sua composição um realçador de sabor chamado glutamato monossódico, que é um aditivo alimentar que vem sendo muito estudado, mas seus efeitos estão sendo comparados com o álcool, nicotina e outras drogas.

Confira as quantidades de gordura e sódio de outros alimentos, nessa imagem retirada do site Folha.com

 

 

Como opção para a infeliz sugestão do macarrão instantâneo para crianças, que tal um macarrão mais saudável, tipo cabelo de anjo, por exemplo, com legumes cozidos, carne moída e temperos naturais? E isso não vale só pra crianças não…

Pode ser um pouco menos prático, mas a sua saúde (e de seus filhos) agradecerá no futuro.

A médica que falou no programa de TV citado acima que o macarrão instantâneo é uma boa refeição para crianças de 1 ano também foi questionada se poderia ser acrescentado ketchup nessa preparação, e mais uma vez a resposta dela foi afirmativa, pois, segundo ela, “fica colorido”.

Aqui uma tabela com o valor nutricional da preparação macarrão instantâneo + ketchup, que comprova que essa não é uma boa combinação e que praticidade não é sinônimo de qualidade.

Observem as quantidades de sódio e gordura: são bem altas quando comparadas às quantidades desses nutrientes que devemos ingerir em um dia todo (como citado lá em cima). Sem contar que não é uma refeição que tenha "boa quantidade" de nutrientes importantes como vitaminas e minerais.

Isso só reforça a ideia de que não se deve acreditar em tudo o que se ouve na TV a respeito de alimentação e Nutrição.

Lembre-se: o ÚNICO profissional capacitado para orientar sobre  alimentação é o Nutricionista.

 

bjs

 

 

Compartilhar

You have no rights to post comments

Quem Está Conectado?

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

989147
Hoje
Ontem
Nesta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Geral
383
770
1153
982757
15903
23424
989147

Seu IP: 35.153.135.60
Hora do Servidor: 2019-07-22 13:15:21

Coach

Logo_Coach.png
DESIGN_BY

Distributed by SiteGround