Você está aqui: HomeArtigos de NutriçãoAlimentação SaudávelOs queridinhos do coração! Alimentos que Melhoram a Circulação Sanguínea

Artigos Postados

Gordura de Porco: é saudável?? Mitos

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

 

Mitos relacionados à banha de porco

Todo mundo sabe que os óleos vegetais e o próprio azeite não são ideais para frituras.

Com a temperatura elevada, esses óleos acabam se transformando quimicamente e passam a causar diversos malefícios no nosso corpo.

Mas, então, o que podemos usar?

Seus pais e seus avós já sabem a resposta:

a banha de porco!

Se consumida corretamente e com moderação, a banha deste Suíno pode ser uma opção.

 Isso porque ela atinge a temperatura certa para fritar os alimentos muito mais rápido e, por não ter sofrido processo de industrialização, não contém compostos que são tóxicos à saúde.

Além disso, a gordura animal, ao contrário do que se diz por aí, é muito saudável para o nosso organismo.

Melhor do que ter uma vida cheia de saúde é poder ter uma alimentação com o gostinho da sua infância.

Hoje em dia óleos provenientes de plantas variadas estão geneticamente modificados, e também por este motivo, promovem o aumento da doença cardiovascular, diabetes, obesidade, Alzheimer etc.

Portanto, esta é a hora de voltamos a utilizar a banha de porco em nossas receitas???

DEPENDE: se for feita em casa

Se for comprada no mercado: prefiro utilizar óleo vegetal!

A regra é simples: o que faço em casa, eu sei o que tem, o que compro, não sei .

Naquela época, há 100 anos, eram raríssimos os casos destas doenças.

Não podemos esquecer que os tempos são outros, estamos a viver um pouco mais, graças ao avanço da ciência, porém devemos lembrar que estamos um pouco mais sedentários ou seja : viver mais, não é sinônimo de bem estar.

Quantidade (tempo de vida) x  Qualidade (condições ideias para se viver);

Fomos mudando os hábitos com o passar do tempo, com advento da tecnologia, a correria do dia a dia, etc.,  nos entusiasmamos com as novidades e a mudança seria uma consequência, ou seja nos acomodamos.

Estudiosos dizem que fomos apenas mudando com o tempo com o aparecimento das novidades e facilidades que nos foram apresentadas, e muitas vezes o trabalho x tempo que tínhamos para obter um produto genuíno e artesanal, não compensaria o valor que pagaríamos no pelo produto pronto da prateleira do mercado, e muitas vezes por falta de informação sobre os benefícios de utilizar um produto caseiro ou industrial nos levou a “achar” que era tudo a mesma coisa, porém sem o “trabalho de fazer”.

A indústria foi nos consumindo, e nós,  nos acomodando.

Hoje pelo fato de haver muitas pessoas com problemas de obesidade, começamos a nos preocupar mais com nossa alimentação (qualidade) procurando saber o que é saudável e o que não é.

E vem a pergunta:

 A banha de porco é saudável????

Sem rodeios, SIM!!!!

Basicamente o óleo que existe na gordura do animal é o mesmo que existe no corpo humano, algumas substancias a mais e outras a menos, mas com características realmente próximas e semelhantes.

O óleo vegetal para cozinha ou qualquer outro tipo de óleo é uma substância que não existe no nosso organismo.

E para sua produção,  ou seja, desenvolvimento deste produto (óleo vegetal) foi preparado para uma finalidade como qualquer outro produto industrializado, que pode ser utilizado em qualquer coisa ou lugar. Até mesmo para servir aos humanos em suas refeições.

Mesmo sendo vegetal é proveniente de algo que possa fazer muito bem ao organismo no seu natural, ao ser preparado ele toma forma de algo novo para o organismo, levando a sérios problemas.

Exemplo, um óleo de milho, para ser comercializado na forma liquida , ele foi hidrogenado, ou seja recebeu hidrogênio em sua formulação, onde encontramos a tão falada gordura trans.

Passando hidrogênio no pão

A dona de casa pode não saber, mas ao comprar margarina, xampu, sabão ou detergente está contribuindo para a produção de hidrogênio. É que esse gás tem a propriedade peculiar de se combinar com quase todos os elementos — da água ao amoníaco, passando pelo carbono, com o qual forma açúcares, hidratos de carbono e hidrocarbonetos, como o petróleo. Ele serve para separar ou purificar materiais na indústria química, na de alimentos, remédios, aços, resinas, explosivos etc.

O hidrogênio puro, obtido por processos eletrolíticos, ou seja, pela circulação de eletricidade na água, entra na produção de gorduras e álcoois, que são a matéria-prima de sabões, detergentes, cosméticos, além dos solventes usados na indústria têxtil. Outra aplicação industrial do hidrogênio é a transformação de óleos vegetais em gorduras.

O óleo de coco, por exemplo, na presença do hidrogênio transforma-se em gordura e glicerina. Essa gordura será utilizada depois na fabricação de margarina.

Texto extraído da revista super interessante “Hidrogênio : a força oculta”

Um dos óleos mais consumidos (atualmente) no Brasil é o óleo de CANOLA, o grande problema é que basicamente a indústria tem patrocinado uma potente arma química.

Os fabricantes o chamam o óleo de CANOLA, “o óleo mais saudável do mundo”, para se ter uma noção, o que por si só já deveria gerar suspeitas nas pessoas mais atentas à estratégias agressivas de marketing.

óleo de coco  também é muito bem-vindo, no que tange a qualidade, porém é bem mais caro, e muitos comentam que a refeição fica com um gostinho de coco, para quem não aprecia tanto o coco diz que a “comida” fica enjoativa;

 Outro, porém, é que passa pela indústria e assim outros componentes são adicionados, para principalmente sua conservação.

A saída seria fazer em casa.....

quebra o coco...o coco não quebra...

esquenta o coco...o coco queima, 

tenta outro... e  por ai vai...depois esquenta, bate , tritura....

O melhor óleo de coco, de longe, é o óleo de coco virgem, produzido sem o uso de produtos químicos, ótimo para cozinhar e para aplicações tópicas.

A boa noticia é que o óleo de coco virgem pode ser feito em casa!

  A banha de porco não é a grande salvadora da pátria, mas entre as opções que temos atualmente, ela se faz presente nestes tempos de globalização, ou seja  a Banha voltou a reinar nos lares das famílias modernas e que estão preocupadas com a qualidade de vida e isso inclui os alimentos que oferecemos a nossa família.

Mas vamos continuar com a matéria  : Gordura de Porco

 Aqui estão alguns mitos relacionados ao uso de banha de porco. Vamos nos informar um pouco mais??

Banha de porco causa doença cardíaca: . .

A substituição desta fonte de gordura por óleos vegetais aumentou o risco de doenças cardíacas. A gordura animal é saudável para as suas artérias,  sobre os óleos vegetais não podemos dizer o mesmo. . . Existem vários estudos que provam que pessoas que substituem gorduras animais por óleo vegetal tiveram o dobro de mortes quando comparados com homens que consumiram gordura animal.

Então cuidado com o que você lê por aí, procure um especialista e se informe melhor!! . .

- Banha é só gordura saturada?

Não existe absolutamente nenhum problema em relação à gordura saturada animal.

Só que a banha não é gordura saturada pura. Esse é outro mito feito pela indústria dos óleos vegetais para descredenciar essa gordura.

Na verdade, a banha tem uma composição perfeitamente balanceada com cerca de 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada. . .

Além disso, banha de animais criados soltos, pastoreando, são riquíssimos em ômega 3 e pobre em ômega 6. . .

 

- A banha vai piorar o colesterol?

Você só não pode como deve consumir banha, pois o colesterol da alimentação proveniente de fontes naturais (banha ou ovos) não vai elevar o seu colesterol sanguíneo. . .

E além de tudo, a comida fica bem mais saborosa!!! . .

 

OBS: Muitos supermercados têm banha vegetal ou gordura hidrogenada, estas não servem. Ok?

E lembre-se sempre que nem todas as gorduras saturadas são iguais Banha de porco para garantir muito sabor nas refeições...

Não tenha medo da gordura animal, pelo contrário ela é saudável para suas artérias, e ela não vai piorar seu colesterol...

Mas o velho conselho continua cada vez mais necessário

TODO EXCESSO É PREJUDICIAL....

Se você e sua família comem frituras uma vez por mês, e agora com a banha consomem toda semana, ai sim teremos grandes problemas de saúde.

 

 

Dizer que não faz mal, não quer dizer que podemos sair por aí, comendo em excesso.

Como Fazer Gordura de Porco



Vamos a receita - Passo a Passo

 Adicione um pouco de água em uma panela

·         Despeje a água diretamente no fundo da panela, utilizando 1/4 de xícara (60 ml) para cada 4 litros de capacidade ou mais.

·         A água impede que a gordura queime enquanto ela derrete. Como vai evaporar, a água não irá danificar a qualidade da banha.

 

·         Cubra e aqueça em fogo baixo. Cubra a panela e coloque-a em um queimador do fogão definido em fogo baixo. Permita que a gordura processe durante cerca de 30 minutos, sem mexer.

·         A gordura apenas vai começar a derreter parcialmente durante esse tempo. Os pedaços sólidos parecerão mais translúcidos, e um pouco de líquido vai começar a sair.

 

Aqueça no fogo médio, mexendo sempre, até ficar pronto.

·         Retire a tampa e mexa a gordura bem. Aumente o fogo para médio e, em seguida, continue a prestar a gordura por mais uma hora.

·         Mantenha um olhar atento sobre a gordura para se certificar de que ela não queime.

·         Você pode querer remover um pouco da gordura processada conforme ela derrete. Fazer isso pode ajudar o resto da gordura a derreter mais rápido.

·         A gordura deve estar pronta assim que os torresmos que sobraram começarem a afundar e se tornarem crocantes.

 

Armazenando e usando a banha

 Deixe a banha esfriar. 

·         Retire a banha da fonte de calor e deixe-a esfriar a uma temperatura morna.

·         É muito importante que você espere até que a banha tenha a chance de esfriar um pouco antes de colocá-la em frascos de vidro. Banha quente pode fazer o vidro enfraquecer, rachar ou quebrar.

 

Remova quaisquer pedaços restantes. 

  

·         Despeje a gordura processada através de uma peneira de malha fina para remover quaisquer pedaços sólidos, restando apenas a banha líquida.

·         Como alternativa, despeje a gordura através de um filtro de café de papel encravado no interior de um cone ou funil, ou através de um pedaço de gaze envolto dentro de um coador.

·         Você pode despejar a banha em uma tigela separada ou diretamente em seus recipientes de armazenamento destinados.

 Despeje a banha em frascos. 

 

·         Transfira a banha filtrada para frascos de vidro e, em seguida, torça firmemente uma tampa em cada frasco.

·         Se os frascos estiverem quentes ao toque, deixe-os esfriarem por mais algumas horas até que as laterais estejam frias. A ideia é fazer com que a mudança de temperatura seja tão sutil quanto possível para evitar que o vidro seja danificado.

 

Refrigere a banha. 

 

·         Você deve armazenar a banha em sua geladeira, mantendo-a lá por até um mês. Em um estado refrigerado, a banha de porco estará macia, mas sólida.

·         Se você deseja armazenar a gordura durante um ano, coloque o frasco de banha em seu congelador.

 Use-a como você usaria qualquer outra gordura de cozinha sólida. 

 

·         Você pode usar a banha da mesma maneira que usaria manteiga ou gordura.

·         Se quiser usar a banha em uma receita que normalmente pede-se óleo, você vai precisar derretê-la.

 AVISOS

 ·         Gordura de porco processada tem um cheiro muito característico. Algumas pessoas o acham forte. Por isso, se você tende a ser sensível em relação a odores, pode querer usar um forno de propano ao ar livre ou uma panela de cozimento lento na sua garagem.

 Materiais Necessários

·         Faca afiada

·         Moedor de carne ou processador de alimentos

·         Forno holandês, panela de cozimento lento ou panela grande

·         Concha

·         Colher de mistura

·         Frascos de vidro com tampas

·         Peneira de malha fina, filtros de café e/ou gaze

·         Geladeira ou freezer

 

 Receita de família. 

Compartilhar

Última atualização em Quarta, 23 Novembro 2016 15:10

You have no rights to post comments

Quem Está Conectado?

Temos 65 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

560757
Hoje
Ontem
Nesta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Geral
345
767
2006
552795
19206
23594
560757

Seu IP: 54.81.45.122
Hora do Servidor: 2017-10-24 09:12:48

Coach

Logo_Coach.png
DESIGN_BY

Distributed by SiteGround