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COMPARANDO: ARROZ BRANCO X ARROZ INTEGRAL… QUAL É O MELHOR?

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COMPARANDO: ARROZ BRANCO X ARROZ INTEGRAL… QUAL É O MELHOR?

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Assim como o feijão, o arroz é indispensável no almoço dos brasileiros, todo mundo sabe. Infelizmente, apesar de ter gosto, aparência e textura de grande aceitação na maioria das famílias, o arroz branco é pouco nutritivo se comparado ao integral.

Abaixo fiz uma comparação muito interessante que mostra, em valores numéricos, as diferenças entre os dois (arroz integral e arroz branco tipo 1). Não preciso nem dizer, vocês verão: o arroz integral ganha de lavada!

Os dados abaixo são referentes a uma quantidade de 75 g (2 colheres de sopa) dos dois tipos de arroz:

CALORIAS

  • Arroz integral: 93 kcal 
  • Arroz branco: 96 kcal 

PROTEÍNAS

Responsáveis por manter a integridade da pele, das unhas, dos tecidos, ossos, cabelos. Também assumem função energética (na falta  de carboidratos e lipídios, elas entram em ação como fonte de energia) e hormonal

  • Arroz integral: 1.95 g de proteínas
  • Arroz branco: 1.875 g de proteína

CARBOIDRATOS

  • Arroz integral: 19.35 g de carboidratos
  • Arroz branco: 21.0 g de carboidratos

FIBRAS

  • Arroz integral: 2.025 g de fibras 
  • Arroz branco: 1.2 g de fibras 

CÁLCIO

  • Arroz integral: 3.75 mg de cálcio
  • Arroz branco: 3 mg de cálcio

MAGNÉSIO

 

  • Arroz integral: 44.25 mg de magnésio
  • Arroz branco: 1.5 mg de magnésio

FÓSFORO

 

  • Arroz integral: 79.5 mg de fósforo
  • Arroz branco: 13.5 mg de fósforo

FERRO

 

  • Arroz integral: 0.225 mg de ferro
  • Arroz branco: 0.075 mg de ferro

POTÁSSIO

 

  • Arroz integral: 56.25 mg de potássio
  • Arroz branco: 11.25 mg de potássio

ZINCO

 

  • Arroz integral: 0.525 mg de zinco
  • Arroz branco: 0.375 mg de zinco

Como podem ver, o arroz integral é rico em minerais (ao contrário do branco, que é desprovido de vitaminas e minerais), contém menos calorias e carboidratos, mais proteínas e fibras. Além de nutrir, as fibras e proteínas ajudam a prolongar a saciedade, fazendo com que você coma menos, demore mais para sentir fome. Sem contar que o consumo de fibras ajuda na limpeza do organismo, no bom funcionamento do intestino e na manutenção de bons níveis de colesterol.

Há algum tempo eu consumo arroz integral (alternadamente com o branco) e confesso que no começo foi um pouco estranho, mas tudo é questão de costume.

Quando opto pelo branco, faço sempre com legumes (sempre incremento com legumes e vegetais), hoje, o que me causa estranhamento mesmo é comer arroz branco sem os complementos que acrescento, arroz branco branco, fica uma sensação de vazio, de insatisfação, dando vontade de comer mais alguma coisa.

Eu gosto de ambos, confesso, mas a sensação de saciedade (fora o fato de ser nutritivo) me faz preferir o integral!

Creio que não há motivos para não consumir o arroz integral, vale bastante a pena fazer um esforço e inclui-lo na sua rotina alimentar.

Tente, Vá aos poucos, uma vez por semana, depois de um mês passe a comer 2 vezes por semana e assim sucessivamente... O seu organismo agradece!

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Última atualização em Quarta, 03 Agosto 2016 15:05

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