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Truques que "emagrecem" o cardápio

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Toda vez que você decide eliminar peso corporal, lembra da "querida" dieta,  que é cercada de privações, principalmente por aquilo que gostamos, por isso não se mantém em DIETA por muito tempo.
No primeiro fim de semana, já se torna insuportável. Ai vem o mau humor, a falta de disposição e os ataques inevitáveis à geladeira.
Para que isso não aconteça veja algumas dicas interessantes que vão te ajudar a "eliminar" peso reduzindo as calorias das refeições.

 Sobremesa sem culpa

Se você está acostumado a comer aquele docinho de leite, ou pudim após o almoço, tente substituí-lo por uma taça de salada de frutas, ou gelatina  até mesmo a versão light dos doces e pudins de leite.

Assim, além de reduzir as calorias, você não atrapalha a absorção de nutrientes com a ingesta de doces após as refeições.

 Elimine o açúcar ao máximo

Sabe aquela paradinha na padaria, onde todas as manhãs você pede um cafezinho e um pão de queijo?

Pois é, se você diminuir o açúcar pela metade ou substituir o açúcar da bebida por 3 gotas de adoçante e optar por uma fatia de pão integral light com um fatia de queijo branco, além de sentir mais saciado, por causa das fibras, deixará de consumir o que precisaria de no mínimo 30 minutos de caminhada para queimar.

 

Sem pãozinho não dá

Tudo bem, o tipo integral é mais saudável, dá maior sensação de saciedade, a farinha branca elava a glicose no sangue, etc.

Mas você não consegue ficar sem o pãozinho francês, certo?

Então, que tal em vez cortá-lo de vez do cardápio, apenas deixá-lo para alguns dias da semana e ainda contornar suas desvantagens?

Basta tirar o miolo e acrescentar a ele uma proteína magra (queijo branco ou peito de perú) para tornar a digestão mais lenta e evitar a elevação da glicose sanguínea.

 Leite em nova versão

Se você gosta de começar o dia com um copo branquinho, nunca é demais lembrar que a troca do leite integral pelo desnatado é pra lá de vantajosa.

 

Aposte nas frutas

Você costuma dar um gostinho a mais ao leite optando pelo achocolatado?

Experimente trocá-lo por frutas.

É só bater a bebida com sua fruta favorita, de preferência aos menos calóricas, como maça, morango ou pera.

 

Mude a receita

Troque frituras por assados.

Quase tudo pode ser feito no forno sem perder o sabor e ainda dá para evitar que o valor energético triplique - ou quadruplique, no caso dos empanados.

Se não for possível, você pode literalmente enxugar o óleo da batata frita ou do pastel pressionando um papel toalha sobre ele.

Assim, elimina-se uma colher de sopa de gordura (equivale a 72 calorias)

 Chocolate liberado

Aplacador de emoções e com um sabor dos deuses, o chocolate seria perfeito se não fosse tão calórico (cerca de 270 cal em 50g). Por causa disso, a dica é: tente deixá-lo somente para os finais de semana.

Mas se você é um chocólatra e não consegue ficar sem ele, então quanto menor a porção, melhor.

Prefira um - somente um - bombom!

Outra sugestão é apelar para o chocolate amargo.

Cerca de 30g desta versão de chocolate pela manhã, em jejum, deixa as pessoas mais saciadas, e consequentemente, consomem menos calorias ao longo do dia, do aquelas que se alimentam de chocolate ao leite.

 Engane o seu estômago

Para evitar exageros na hora do almoço vale algumas dicas:

. A primeira é comer um prato de salada de folhas (devagar e mastigando bem) e beber um copo de água antes da refeição. Em contato com o líquido as fibras dos vegetais tendem a se "infllar" e ocupam mais espaço no seu estômago fazendo você comer menos.

. Você também pode iniciar um refeição com um prato de sopa de vegetais, mas cuidado: nada de cremes, queijo e batata.

. Outra sugestão e comer um fruta ou um taça de gelatina light, meia hora antes da refeição.

 Feijoada light

Dê preferências a carnes magras no preparo do tradicional prato brasileiro.

Uma concha média de feijão preto com carne seca desengordurada é uma boa saída.

 Emagreça sua bebida

Trocar o refrigerante pelo suco é, sem dúvida, uma opção mais saudável, mas também pode ser mais calórica. Um copo de suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 90 calorias .

Você pode dar uma boa reduzida neste valor, se misturar 1/3 do copo com o suco e o restante com água. Se for adoçar, prefira os adoçantes!

Mexa nos ingredientes (o copo de refrigerante,200ml,  equivale a ingerir 2 colheres de sopa de açúcar refinado = 192 kcal)

 

 Ao fazer o seu hambúrguer em casa, você pode deixá-lo mais magrinho, saudável e saboroso.

Substitua metade da carne por uma mistura de abobrinha, champignon e aveia (ou soja).

E prepare-o grelhado ou assado.

Hora do lanche

Quando bater a vontade de devorar com hot dog, troque a opção calórica de salsicha normal, purê de batatas ou batata frita, maionese, mostarda e ketchup, pela versão mais light de salsicha de ave, ou mesmo a salsicha de soja com apenas mostarda e ketchup.

 

E por fim...

 

Fuja das situações de risco

Quando estiver no restaurante, sente-se o mais longe possível do bufê.

Ou, deixe a travessa dos alimentos mais calóricos longe do seu alcance.

Ou, assim que acabar a refeição levante-se da mesa.

Sem aquele festival de tentações em sua cara, você tem chances maiores de resistir às calorias extras.

 

Última atualização em Terça, 10 Setembro 2013 08:45

Comentários   

 
0 # Estevao Nyarady 10-09-2013 08:46
Oi meu amor...

Artigo muito indicado para o seu maridinho.

PARABÉNS, esta ótimo
 

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