Você está aqui: HomeArtigos de Nutrição

Artigos Postados

calculando o IMC - Índice de Massa Corporal

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal. O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.

O IMC foi usado em diversos estudos que comprovam que, quanto maior for o IMC do indivíduo, mais ele corre risco de morrer por doenças cardiovasculares. Esse índice pode ser usado em qualquer pessoa a partir dos 2 anos para identificar o excesso ou a carência de peso.

Como calcular o IMC?

Esse índice é calculado pela fórmula: peso/altura².

Vamos a um exemplo:

Se você medir 1,75 m e pesar 60 kg o cálculo será o seguinte: 60 divididos por 1,75² que logo se tornará 60 divididos por 3,06. O resultado da divisão será 19,60, portanto o seu peso é normal (a priori, é normal, veja explicação sobre IMC idêntico).

 

 Conheça a Tabela do IMC

O índice possui uma tabela com resultados e categorias. Ao fazer o cálculo do IMC, você obterá um resultado e a partir dele irá verificar se está abaixo, acima ou de acordo com o seu peso.

Podemos ver na tabela abaixo a classificação, você pode calcular o seu IMC e acompanhar a leitura.

 

Quando o resultado é menor que 18,5 kg/m², pelo índice, é considerado magro (abaixo do peso), pessoas nessa classificação correm o risco de desenvolver doenças infecciosas, pois, esse resultado, pode significar desnutrição ou metabolismo desregulado, provocando baixa imunidade.

Entre 18,5 até 24,9 kg/m² é considerado peso saudável, ou seja, aquele peso para àquela altura estima que a pessoa está saudável.

Dos 25 kg/m² em diante começa a classificação para sobrepeso, pessoas nessas faixas indicam maiores riscos de doenças crônicas, que são doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes… Pois, quanto maior o peso, maior será a quantidade de gordura corporal.

IMC é um bom índice para todos?

Mesmo sendo um índice muito eficaz, há exceções que devem ser respeitadas, pois seus resultados podem não ser reais quando aplicado em pessoas com muito peso devido à massa muscular, como os atletas e fisiculturistas.

Pessoas ativas fisicamente possuem mais massa magra do que gordura, assim seu IMC poderá ser alto e, claro, não é sinal de que está com sobrepeso.

 IMC idêntico, porem difere compleição massa corporal:

Formula incapaz de diferenciar massa gorda e massa muscular, o IMC é mais usado para sedentários.

Tabela do IMC para Idosos

Foi adotada uma nova tabela de IMC para os idosos (acima de 60 anos), pois foi concluído que os idosos possuem menos massa muscular do que jovens e adultos. O cálculo é o mesmo.

Porém a leitura precisa de atenção:

– IMC abaixo de 21,9 kg/m²: abaixo do peso

– IMC entre 22 e 27 kg/m²: peso normal

– IMC entre 27,1 e 32 kg/m²: sobrepeso

– IMC entre 32,1 e 37 kg/m2: obesidade no grau I

– IMC entre 37,1 e 41,9 kg/m²: obesidade no grau II

– IMC maior que 42 kg/m²: obesidade no grau III, obesidade mórbida.

No caso dos idosos masculinos, é considerada obesidade mórbida quando o resultado ultrapassar 40 kg/m². 

Observação

Metodologia indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para calcular o IMC de pessoas com idade a partir de 60 anos.

 Tabela do IMC para Crianças

A tabela de adultos e jovens também não se aplica para as crianças. No caso das crianças, você deve fazer o cálculo e logo depois consultar a tabela de idade e sexo para verificar o percentil em que a criança se encaixa. Sabendo o percentil, você poderá interpretar as seguintes informações:

– IMC abaixo do percentil 10: abaixo do peso

– IMC entre o percentil 15 e 85: peso normal

– IMC entre o percentil 85 e 95: sobrepeso

– IMC acima do percentil 95: obesidade

 

Bom saber:

Qual é a precisão do IMC?

IMC é uma medida útil para a maioria das pessoas com mais de 18 anos. No entanto, existem algumas limitações no seu uso, pois ele pode ser influenciado pela idade, sexo e etnia.

Por exemplo, pessoas brevilíneas e/ou musculosas podem ser consideradas obesas sem o serem de fato. Para idosos e crianças, é necessário seguir tabelas especiais de IMC. Já os indianos, paquistaneses e bengaleses que estão com o índice de massa corpórea (IMC) acima de 28 devem ser considerados obesos por serem mais suscetíveis ao diabetes mellitus e a doenças cardíacas.

A partir do IMC também não é possível diferenciar os componentes "gordo" e "magro" da massa corporal.

Fale com o seu médico, um nutricionista ou um profissional especializado sobre o seu peso e sua saúde física.

Se você estiver grávida, o IMC não se aplica. Você deve procurar o seu obstetra e conversar com ele sobre o que representa um peso saudável durante a gestação.

 

Brevilíneas: De linhas ou dimensões curtas. Em anatomia geral; indivíduo que apresenta tronco e membros mais curtos que a média da espécie

Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.

Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal. Acesso em: 10 de ago. 2016

Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

 

Compartilhar

Última atualização em Terça, 18 Outubro 2016 13:46

You have no rights to post comments

Quem Está Conectado?

Temos 112 visitantes e Um membro online

  • Eta-Canada.mew

Visitantes

492892
Hoje
Ontem
Nesta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Geral
355
493
848
487679
15385
17770
492892

Seu IP: 177.81.39.45
Hora do Servidor: 2017-07-24 09:43:01

Coach

Logo_Coach.png
DESIGN_BY

Distributed by SiteGround