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Amaranto cereal para ganho de massa muscular ! !.

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Amaranto

Todos os seus benefícios, inclusive no ganho de massa muscular

Essa semente de origem peruana vem ganhando espaço na mídia pelo seu alto teor nutricional, embora não se trate de um  alimento recente (estima-se que sejam cultivadas de 6.000 a 8.000 anos atrás), os Astecas já a utilizavam em sua rotina alimentar e em eventos religiosos também.

 Por aí dá para se ver que o amaranto tem muita história.

As sementes de amaranto brotam e crescem rapidamente.

 

Além de proporcionar inúmeros benefícios a saúde e prevenir várias doenças, o amaranto é rico em proteínas e aminoácidos essenciais, que auxiliam na recuperação e ganho de massa muscular.

 

Amaranto - Benefícios, como consumir e receitas

 

Para quem ainda não descobriu os maravilhosos poderes que essa substância pode

oferecer, ficará surpreso com todas as qualidades que ela possui.

Entre os inúmeros benefícios temos o ganho de massa muscular, ajuda na

prevenção de infartos, previne o câncer e ainda ajuda a perder peso.

Para aqueles que têm a doença celíaca é uma excelente opção já que não contém

glúten. 

O amaranto é um cereal originário do Peru e ainda é pouco conhecido aqui no Brasil.

 

Para que serve

Amaranto se caracteriza grão pertencente à família Amaranthaceae que tem destaque

por se apresentar bastante balanceado de modo nutritivo. E se resume rico nas proteínas,

cálcio, ferro, fibras, magnésio e fósforo.

O item favorece para regulação do colesterol e pressão arterial.

E ainda carrega substância com capacidade de interromper o crescimento dos tumores,

assim o alimento é determinado positivo à prevenção do câncer.

O amaranto ainda favorece de modo indireto para emagrecimento.

Isto devido a ser rico nas fibras, nutriente que ao ser consumido em quantidades

adequadas gera saciedade.

E, as mesmas favorecem para superior funcionamento em relação ao intestino.

Determinadas pesquisas preliminares também notaram que o grão favorece a

melhorar o sistema imunológico.

Quais os benefícios do amaranto?

·Pode ser utilizado pelos celíacos, já que não apresenta glúten

·Antioxidante, age com retardo do processo do envelhecimento

·É fonte de fibras, ajuda em controlar glicemia

·Por se caracterizar fonte de cálcio biodisponível, o de maior absorção pelo corpo,

se resume opção interessante para ser usada pelos indivíduos que têm deficiência

deste micronutriente.

·Por apresentar 15% das proteínas e aminoácidos essencial, se apresenta alimento que

auxilia em manutenção da massa muscular

Os benefícios do amaranto, como se pode ver, são muitos.

Ele é bastante procurado pelos marombeiros de plantão, pois eles ajudam na

regeneração muscular no pós-treino e assim, consegue eliminar, ou ao menos reduzir,

a dor dos músculos que ocorre algumas horas depois do exercício.

Esse grão possui inúmeros nutrientes como proteínas, fibras, fósforo, cálcio, ferro e

magnésio.

Em apenas 45 gramas (3 colheres de sopa) de amaranto há:

6.1 gramas de proteínas e apenas 167 kcal.

 

O amaranto é excelente para auxiliar na prevenção de paradas cardiorrespiratórias e

também de AVC.

Ela consegue ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol, dois componentes

que agem diretamente sobre a circulação sanguínea e interferem no bom funcionamento

do sistema circulatório.

O Amaranto é rico em fibras, substâncias que aumentam a sensação de saciedade,

regulam o intestino e formam uma espécie de esponja ao se encontrar com a gordura,

portanto um auxiliar para pessoas que estão preocupadas com o controle do peso corporal,

mas não há uma perda significativa. 

 

Propriedades mais importantes do amaranto

 

O grão de amaranto é considerado um cereal completo e de alto valor biológico sendo

excelente para aqueles que são vegetarianos e praticantes de atividades físicas.

Possui uma quantidade de cálcio muito maior quando comparado aos outros cereais,

além de ter alta biodisponibilidade, ou seja, o cálcio contido no amaranto consegue

ser bem aproveitado pelo nosso organismo.

Porém, mesmo com toda essa quantidade de cálcio, esse cereal não pode ser um

substituto do leite já que este ainda possui quantidades maiores desse mineral.

 · O amaranto também é indicado para "dietas" com baixa quantidade de ferro.

 · O amaranto tem destaque por se apresentar rico nas proteínas com alto valor

biológico e que assim induzem que seja boa alternativa aos vegetarianos,

praticantes de exercícios físicos e idosos.

· O AMARANTO também carrega mais cálcio em comparação com a maioria de

demais cereais.

O cálcio, acompanhado de fósforo e magnésio, que têm presença nas quantidades

elevadas no amaranto,  são interessantes à saúde dos dentes e óssea.

· O alimento apresenta ainda quantidades adequadas do ferro.

A deficiência do ferro pode induzir para anemia, e amaranto é adequado

por conferir quantidades corretas de Ferro mineral.

· O zinco tem presença neste cereal e é essencial para ação de várias enzimas.

· Mais um nutriente essencial que o amaranto carrega se caracterizam as fibras 

responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, conferem saciedade, assim auxiliam

em perda de peso.

 · O amaranto também apresenta vitamina C, nutriente que favorece o sistema

imunológico.

 Quantidades ideais para o consumo do amaranto

A quantidade ideal de amaranto por dia é de 45 gramas o que é equivalente

a 3 colheres de sopa. Dentro desta pequena quantidade podemos encontrar:

·  4,2% de vitamina C;

·  5,7% de gordura;

·  7,2% de cálcio;

·  9,7% de carboidratos;

· 12,2% de proteínas;

· 18,4% de zinco;

· 18, 4% de fibras;

· 24% de ferro;

· 36% de fósforo;

· 42,5% de magnésio.

 

Os benefícios de amaranto no ganho de massa muscular

Como dito mais acima, o amaranto é um cereal rico em proteínas e,

portanto, excelente alimento para auxiliar na recuperação das fibras musculares.

O amaranto possui todos aqueles aminoácidos chamados de essenciais, ou

seja, aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir e é necessário

obtê-los de outros alimentos.

Pelo seu elevado valor biológico, o AMARANTO é bom substituto para alguns

tipos de proteínas concentradas, seja a proteína do soro do leite (whey protein)

do ovo (albumina) ou de soja (proteína vegetal).


Como consumir

Você pode encontrar a farinha ou flocos de amaranto em lojas de produtos

naturais ou pode comprar os grãos e triturá-los em casa. Ele é ótimo substituto

da farinha de trigo para pães, bolos, biscoitos e outras massas.

Também pode ser adicionado para ser ingerido com frutas, iogurtes e em saladas.

Uma forma divertida e prática de comer o amaranto é em forma de pipoca.

Basta adicionar os seus grãos no recipiente (panela)sem óleo,sem margarina,

somente os grãos de amaranto, esquentar a panela (com tampa) e esperar estourar,

é muito rápido, fique atento!!!!.

Contraindicações

Apesar de ser um alimento extremamente nutritivo, o amaranto possui elevado

índice glicêmico e não deve ser consumido por pessoas diabéticas ou que tenha propensão para desenvolver a doença.

Esse grão elevará o nível de glicose no sangue e, consequentemente, as taxas de insulina.

Também deve ser evitado por pessoas que possuem problemas renais.

Como o amaranto é rico em proteínas, os rins podem ficar sobrecarregados.

Mulheres Grávidas: converse com seu médico/nutricionista

Reações alérgicas ao alimento:  Embora não seja alergênico, cada caso é um caso, portanto, qualquer  alteração observada após o consumo, interrompa imediatamente.

Para todos os casos acima e outros, converse com seu médico/nutricionista.

 

Prós e contras

Apesar desse grão possuir boas quantidades de fibras, que auxiliam na perda de

peso, o amaranto também possui altas taxas de carboidrato e elevado índice glicêmico.

Essas duas características aumentam as possibilidades de lipogênese, ou seja, há maior formação de células de gordura que são logo armazenadas no tecido adiposo.

Amaranto em flocos

Com venda em flocos naturais, apresentando forma e consistência parecidas

com da aveia, este alimento pode ser ingerido junto às frutas e iogurte pelo

café da manhã, como item a produzir bolos, doces e pães, sem contar ser

integrado nas vitaminas, sopas, e mais receitas de preparações salgadas e

doces.

 

O modelo em flocos pode ter consumo cozido, da mesma maneira do arroz,

ou in natura com mistura com saladas.

Na seqüência são apresentadas receitas com amaranto em flocos, para que

este alimento saudável seja incorporado no cardápio de maneira deliciosa.

 

 


 

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