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TAIOBA: A esquecida e agora reina absoluta

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Taioba e seus Benefícios

Os alimentos naturais são nossos maiores aliados para uma alimentação rica em nutrientes, como as verduras em folhas, pois contém baixo nível calórico e alto nível nutricional. Além disso, garantem sensação de saciedade, pois são ricas em fibras. Uma dessas verduras em folhas, que é uma excelente aliada a esse processo, é a Taioba

 

 

 

Uma dieta rica em nutrientes, como deve ser em uma reeducação alimentar, é rica em alimentos como frutas, legumes, vegetais e a importância de diversas verduras e a Taioba não poderia ficar de fora pela sua importância na nossa alimentação saudável!

 

Poucos conhecem, pois é uma verdura tipicamente mineira e muitos sequer chegam a conhecê-la.

Seu sabor se assemelha ao do espinafre, porém é um pouco mais suave.

Ela é feita como outras verduras em folhas que são refogadas, como o almeirão, mostarda, couve, etc.

A TAIOBA é composta por diversos nutrientes.

Entre os nutrientes que compõe esta verdura tão nutritiva estão:

Vitamina A

Responsável pelo controle do ciclo visual no organismo. Sua falta pode causar diversos problemas entre eles: cegueira noturna, dores de cabeça, dores nos olhos entre outros problemas mais;

Vitamina B

Atua diretamente no sistema neurológico. Sua falta pode causar: cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão, tontura, entre outros sintomas;

Vitamina C

Ela atua como fator importante para regular a imunidade no organismo e também como combatente ao stress. A carência de vitamina C pode causar: baixa imunidade, hemorragias e dificuldade nos processos de cicatrização;

Cálcio

Possui importante papel na formação de ossos e dentes. A falta de cálcio no organismo pode causar osteoporose;

Ferro

É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo. A falta de ferro no organismo pode causar anemia, podendo chegar até à leucemia;

Fósforo

 

De importante papel no organismo, o fósforo auxilia o cálcio na formação de ossos e dentes fortalecendo-os. Além disso, participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo.

 

Com todas essas substâncias, a Taioba torna-se um alimento importante para a nutrição humana.

Além disso, ela pode substituir o consumo de alguns alimentos por conter quantidades significativas de diversas substâncias, tornando-a um alimento mais completo. Portanto, se você quer ter uma alimentação saudável, mas não gosta de um ou outro alimento, experimente a Taioba. Além de saborosa é um alimento extremamente nutritivo, é claro tem que procurar muito!

A realidade das hortaliças  (por Jaime Gesisky)

É uma pena que a Taioba como muitas outras espécies de hortaliças esteja sumindo da nossa mesa, dos quintais e das feiras pelo Brasil afora.

Tornou-se raridade a hortaliça. Já que a planta é uma opção alimentar das mais ricas e saborosas. Enquanto os pais buscam suprir a carência de vitamina A na nutrição de jovens e crianças com suplementos e artifícios, a velha e boa taioba vai para o baú do esquecimento. Há uma verdadeira falta de educação alimentar baseada nos produtos nativos da nossa flora ou de espécies que chegaram aqui há séculos e que se aclimataram bem nas terras brasileiras.

Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

 Referências: Wikipédia // Slow Food Brasil // A Boa Terra

Correção: Queremos deixar claro que procuramos apresentar produtos saudáveis que podem fazer parte da nossa mesa e que não apresentamos detalhes técnicos e laboratoriais pois aí saímos da ideia do que o site quer!
Então vamos esclarecer um item sobre a Taioba que depois de muitas consultas dos detalhes da planta chegamos:   Em virtude da concentração de oxalato de cálcio encontrado, comer crua, pode provocar inflamação e coceira nas mucosas, causando sensação de sufocamento pelo fechamento da garganta.
Com o aquecimento podem ser eliminados esses efeitos. A folha da taioba comestível é inteira verde, folha e talo (como na foto).

Folhas de plantas semelhantes com talo roxo, portanto, não devem ser ingeridas.

 

Preste bem atenção a este aviso:

Nem todos os tipos de taioba são comestíveis. “Algumas opções silvestres, também conhecidas como ‘bravas’, possuem uma quantidade tão alta de cristais de oxalato de cálcio que nem ao cozinhá-las é possível exterminar toda a substância”.

Como diferenciar, então, a taioba comestível da que é perigosa para o consumo?

 

“O primeiro passo é ficar atento à coloração; as taiobas bravas, em geral, apresentam folhas verde-escuras, além de um ponto arroxeado na inserção da haste de sustentação da folha”.

Mas como há grandes variedades de espécies, pode haver exceções nessas características, assim, o modo mais seguro é “sempre perguntar sobre a procedência da taioba antes de comprá-la ou colhê-la”.

Olho vivo, então!


http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2011/08/taioba-um-coracao-verde.html

 

 

 

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