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Dúvidas mais frequentes sobre: EMAGRECIMENTO

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Você sabe que está com "uns quilinhos a mais", que o verão está chegando e que é preciso emagrecer. Começa a pensar no assunto e conclui: "quero emagrecer!"

 

Antes de mais nada, é preciso reservar uma boa dose de força de vontade, mas também precisa saber o que realmente e verdade e o que e mentira sobre “emagrecimento”, para não perder tempo e desmotivar por não conseguir alcançar o objetivo desejado.

 

Um das confusões mais comuns que existe é entre emagrecer e perder peso.

 

  • Perder peso não significa sempre emagrecer, nem ganhar peso significa sempre engordar.

 

Saiba sobre alguns dilemas, ou seja, saiba o que é verdade ou mito:

 

 

 

 DIURETICO EMAGRECE?

 

Temos que lembrar que 60% do nosso peso corporal é formado de líquido.

 

Emagrecer é eliminar GORDURA.

 

Ao tomar um diurético a pessoa vai eliminar líquido e desidratar.

 

Funciona como ir à sauna, a pessoa vai e elimina líquido, sai de lá com uma sensação de “leveza”.

 

E quando toma água volta ao peso antigo.

 

Resumindo:

 

O diurético tira água do organismo, o que pode acarretar em uma perda rápida de peso, entretanto essa perda de peso não significa nenhum emagrecimento, no sentido de perder gordura. Tomar diurético é uma maneira enganosa de diminuir os ponteiros da balança, pois assim que ingerir líquidos, o peso acabara sendo recuperado.

 

 

 

Quanto ao metabolismo, é verdade que há pessoas que podem ter metabolismo mais rápido ou mais lento do que outras?

 

È verdade! Duas manobras muito eficientes para acelerar o metabolismo são: Fazer atividade física e comer com equilíbrio e fracionado.

 

 

 

TOMAR VITAMINA ENGORDA?

 

Um comentário muito comum que ronda entre as pessoas e afirmar que tomar vitamina engordaria. Na verdade em alguns casos vitamina pode levar a um aumento de peso, que normalmente pode ser gerado devido a um aumento de massa muscular, e não aumento por um aumento da quantidade de gordura, por isso não pode-se dizer que ela engordaria.

 

Nesse caso ganhar peso devido a elevação da massa magra, vai ajudar a perder gordura adiante, pois as pessoas que possuem maiores quantidade de músculos, possuem uma aumento no gasto calórico diário para se manterem vivos e conseqüentemente muito mais facilidade para emagrecer, que aquelas com pouca massa muscular.

 

A DIETA DE SUCESSO É APENAS AQUELA QUE PROMOVE UMA PERDA RAPIDA DE PESO?

 

As pessoas em geral acreditam que, quanto mais rápido se perde peso, melhor é a dieta, e buscam regimes com esse perfil. Isso é um engano. Quanto mais rápido se perde peso, menos fisiológica é a alimentação, e mais provável que a perda de peso reflita perda concomitante de massa muscular. Dietas muito radicais fazem mal à saúde. Os resultados além de ruins, são muito mais difíceis de ser sustentados e a pessoa costuma engordar quase tudo que perdeu de volta. O ideal é uma alimentação equilibrada que gere uma perda entre meio e um quilo por semana.

 

 

 

SAUNA EMAGRECE?

 

Como mencionei anteriormente, a sauna infelizmente não emagrece, sendo que todo o peso perdido em uma sessão de sauna corresponde apenas a perda de líquidos de seu corpo, e ao ingerir água o peso volta ao que era antes da sauna.

 

REFRIGERANTE DIETETICO ENGORDA?

 

Até bem pouco tempo, acreditava-se que os refrigerantes dietéticos, além de possuírem um sabor fortemente adocicado, não engordavam, pois não possuem açucares em sua composição e quase não tem calorias.

 

Porém.....

 

Pesquisa  recente, mostra que ele pode contribuir para o ganho de peso, assim como os adoçantes.

 

Ainda é precoce culpar o refrigerante diet pelo peso nas alturas. O que não dá para inocentar é a bebida rica em açúcar, afirma o endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Ou seja, se gostar de refri, tome um diet mas beba (e coma) com moderação.

 

Saiba mais sobre a pesquisa no site:

 

http://saude.abril.com.br/edicoes/0296/nutricao/conteudo_272466.shtml

 

 

 

 

 

MUSCULAÇÃO ENGORDA?

 

A musculação pode causar um ganho de peso em massa magra, mas não em gordura, por isso não se pode dizer que ela engorda. O peso ganho em massa muscular é  muito favorável para o aumento de gasto energético e por conseqüência diminuição da quantidade de gordura

 

FICAR SEM COMER AJUDA A EMAGRECER?

 

Para emagrecer de nada adianta fazer uma dieta rigorosa e ficar sem comer, pois isto só facilitará uma ingestão compulsiva de determinados alimentos (geralmente altamente calóricos) na primeira oportunidade que surgir. Além disso, quando ficamos muito tempo em jejum, nosso organismo reage de maneira inversa, "poupando" calorias ao invés de queimá-las. Este é um mecanismo de defesa lançado pelo nosso organismo como se esta situação representasse um perigo.  Para emagrecer de forma definitiva e saudável, temos que aprender a comer de forma fracionada, moderada e equilibrada, sempre com o auxílio de atividades físicas programadas.

 

 

 

FAZER EXERCÍCIOS COM AGASALHOS E PLASTICOS ENROLADOS NO CORPO AJUDA NO EMAGRECIMENTO?

 

Essa medida é bastante arriscada e pode trazer sérios danos para a saúde. Ela causa perda exagerada de água e pode provocar desidratação durante o exercício. É importante destacar que suar não indica emagrecimento, mas simplesmente perda de água pelo organismo.

 

A CAUSA PRINCIPAL DO SOBREPESO É SEMPRE OCASIONADA POR UMA DISFUNÇÃO HORMONAL?

 

Muitas pessoas se apóiam na justificativa de que seu excesso de peso é decorrente de um problema hormonal. Entretanto apenas a minoria dos casos de obesidade é causada por distúrbios hormonais, enquanto que a sua maioria são decorrentes de fatores ambientais, como inatividade física e maus hábitos alimentares. 

 

PRATICAR EXERCÍCIOS FISICOS  REGULARMENTE E O SUFICIENTE PARA QUEM DESEJA EMAGRECER?

 

A prática de exercícios físicos é muito importante nos programas de emagrecimento. Mas a melhor forma de eliminar peso corporal é associá-la a uma mudança de hábitos alimentares. Dessa forma, atua-se no balanço energético diminuindo a ingestão de calorias e aumentando o gasto calórico. Nada adiantara exercitar-se e continuar se alimentando mal, os dois devem ser empregados ao mesmo tempo para obter o  sucesso esperado.

 

FAZER ABDOMINAIS QUEIMA GORDURA DA BARRIGA?

 

Não existe "queima" de gordura localizada. Para que a gordura seja metabolizada durante a prática de exercícios, é preciso dedicar-se aos exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta, etc e lógico seguir uma dieta balanceada. Os exercícios abdominais não “queimam” a gordura da barriga, apenas enrijece a região.

 

A RESTRIÇÃO DE NUTRIENTES, COMO CARBOIDRATOS OU PROTEINAS, E ESSENCIAL PARA AJUDAR A EMAGRECER?

 

Procurar estabelecer um cardápio com valor calórico reduzido, mas equilibrado em todos os nutrientes, é o segredo para se obter um emagrecimento eficaz, ao invés de se concentrar exclusivamente na contagem de gordura, carboidrato ou proteína. Controlando todos os alimentos consumidos e queimando mais calorias através de exercícios, certamente irá fazer com que você elimine os quilinhos indesejáveis,  e mantenha o peso posteriormente. Tudo que e muito radical, acaba não tendo muito sucesso no futuro, pois e difícil de ser mantido por muito tempo. Então o melhor é ter o bom senso e se alimentar de maneira regrada e gastar mais calorias do que se consome.

 

 

 

O USO DE CHAS “EMAGRECEDORES” E UM ALIADO PARA O EMAGRECIMENTO?

 

Por serem diuréticos, ou seja, por estimularem a produção de urina, alguns chás ditos de emagrecedores, podem promover alguma perda de peso. No entanto, esse "falso emagrecimento" está relacionado à perda de líquidos do corpo e não de gordura localizada.

 

Não existe milagre! Para eliminar peso corporal com saúde e de forma definitiva temos que aprender:  o que, quanto e como comer, processo que chamamos de Reeducação Alimentar, aliando-se práticas de atividade física, e também de repouso (sono reparador), grandes auxiliares para este processo.

 

 

 

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